Como Coordenador do Conselho Nacional do Médico Interno (CNMI) é com um enorme orgulho que iniciamos este novo ano inaugurando um novo portal.
O CNMI pretende ser uma representação ativa dos Médicos Internos junto dos Colégios de Especialidade, do Conselho Nacional Executivo da Ordem dos Médicos, Conselho Nacional da Pós-Graduação, do Ministério da Saúde e dos órgãos do Internato Médico. Para tal, consideramos essencial ouvir os Médicos Internos em questões fundamentais, para dessa forma melhor representar a sua posição.
Estamos cientes das dificuldades que acresce esta representação pelo que, logo após o início do nosso mandato, iniciámos um processo no sentido de uma maior proximidade com as Comissões de Internos a nível nacional. Para tal redigimos e divulgámos o Manual de Apoio as Comissões de Internos onde pretendemos agilizar as principais questões que estão na base da constituição de uma Comissão e na sua estrutura organizativa.
Dinamizámos as redes sociais e apresentamos agora este novo site que pretendemos que seja um veículo facilitador no acesso e transmissão de informação relevante. Um dos objetivos deste site é consistir numa ferramenta quotidiana e num local onde os internos a nível nacional têm acesso a informação útil e de confiança.
Numa altura em que a qualidade da formação médica nos parece em risco, com a pressão inerente ao aumento do número de jovens médicos, o desânimo dos médicos seniores e as contingências económicas do país, é fundamental que o CNMI se mantenha como observador e interveniente privilegiado.
Mas isso não será possível sem o vosso apoio e participação ativas. Não basta ouvir e debater factos consumados. É necessário agir preventivamente.
O Internato Médico é um período passageiro para todos nós, mas é um processo que já decorre há 30 anos. Temos o dever de garantir que este evolua em defesa dos Médicos Internos de agora e de amanhã.
O Coordenador Nacional,
Edson Oliveira