XVIII Congresso Nacional de Medicina/ IX Congresso Nacional do Médico Interno 2015
A XVIII edição decorreu no Porto, entre os dias 26 e 28 de Novembro, e teve como motivo de reflexão o “Acto Médico”, conceito referente ao enquadramento legal das competências técnicas da profissão.
A presença de personalidades com currículo reconhecido em matéria de política de Saúde garantiu uma discussão heterogénea: a visão médica e não médica, a discussão jurídica, o pensamento económico e a questão ético-deontológica.
A formação pré e pós graduada – no âmbito do IX Congresso Nacional do Médico Interno – reclamou também um espaço nesse fórum, com destaque para a presença do presidente do European Junior Doctors.
Mas nem só de “Acto Médico” viveu o XVIII Congresso Nacional de Medicina.
Os participantes tiveram a oportunidade de assistir a conferências improváveis, com a presença de convidados tão diferentes como o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente; a directora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Maria Amélia Ferreira ou o arqueólogo e reconhecido divulgador histórico, Joel Cleto.
Existiram também ainda seis cursos paralelos com inscrição limitada e um jantar de grupo, num dos locais mais emblemáticos da região.